Georg simmel a metrópole e a vida mental
1) A partir do texto de Georg Simmel A metrópole e a vida mental explique os seguintes comportamentos e encontre exemplos deles a partir da experiência de vocês de viver em uma metrópole.
A) Reserva: Atitude individualista de pouco envolvimento com os que vivem ao redor,homem reservado,atitude de afastamento e laços fracos ex :morar no mesmo condomínio a muitos anos e não conhecer nenhum vizinho.(próximo fisicamente e distante e afastado mentalmente,sentimentalmente).
B) Comportamento blasé: Não responde com muita energia aos excessos de estímulos. Na visão de Simmel isso é uma forma de sobrevivência na metrópole surpresa e cotidiano se torna comum e o homem metropolitano não reage com sentimento aos diversos fatos. Na metrópole existem muitas fatos muitos estímulos se o homem for se envolver com todos ele não conseguiria nem chegar ao seu trabalho.Por exemplo a todo momento existem acidentes, pessoas que se casam,pessoas que morrem, e para o homem metropolitano chega a não fazer sentido se envolver emocionalmente com tantos fatos, ele é mais racional que emotivo.
C) Dependência e especialização: A metrópole é o lugar da divisão do trabalho, aonde há uma pluralidade muito grande de profissões,áreas de atuação, exemplo : o padeiro, a costureira, o metalúrgico entre outros, eles sempre vão ter uma relação de dependência uns com os outros pois eles são especializados em suas áreas e não dominam que o outro faz e assim se tornam dependentes uns dos outros, eles dependem uns dos outros por uma questão de sobrevivência.
D)Exatidão calculista : A vida metrópole passa a impressão de que o tempo passa rápido, devido as inúmeras atividades do nosso cotidiano. E por esse motivo estamos sempre medindo o tempo com exatidão, somos regidos pelo relógio.Ex: sair de casa todos os dias com horários programados para as atividades. Nem sempre moramos perto do trabalho, ou da faculdade, ou do nosso dentista. Assim vivemos em