redes
Topologia de redes de computadores:
As redes de computadores podem ser divididas quanto a topologia e quanto a extensão geográfica.
Quanto a topologia, as redes de computadores estão divididas em topologias físicas e topologias logicas.
É através da topologia de redes que se descreve como as redes de computadores estão interligadas, tanto do ponto de vista físico, como o lógico.
Topologia física - representa como as redes estão conectadas (layout físico) e o meio de conexão dos dispositivos de redes (nós ou nodos). Os tipos de topologia física são:
A topologia ponto a ponto é a topologia mais simples, une dois computadores, através de um meio de transmissão qualquer. Dela pode-se formar novas topologias.
Barramento - esta topologia é bem comum e possui alto poder de expansão. Nela, todos os nós estão conectados a uma barra que é compartilhada entre todos os processadores, podendo o controle ser centralizado ou distribuído. O meio de transmissão usado nesta topologia é o cabo coaxial.
Topologia em anel - utiliza em geral ligações ponto-a-ponto que operam em um único sentido de transmissão. O sinal circula no anel até chegar ao destino. Esta topologia é pouco tolerável à falha e possui uma grande limitação quanto a sua expansão.
Topologia em estrela - utiliza um nó central (switch) para gerir a comunicação entre as estações. É esta unidade central que vai determinar a velocidade de transmissão, como também converter sinais transmitidos por protocolos diferentes.
Topologia em árvore - é basicamente uma série de barras interconectadas. É equivalente a várias redes estrelas interligadas entre si através de seus nós centrais.
Topologia mista - é bem complexa e muito utilizada em grandes redes. Nela podemos encontrar uma mistura de topologias, tais