Redes
Como vimos, na periferia da Internet estão os sistemas terminais que rodam as aplicações e no núcleo da rede estão os roteadores, responsáveis pela interconexão das redes. Neste item vamos abordar as redes de acesso a Internet, ou seja, quais as diferentes maneiras de conectar um computador a Internet.
Grosso modo podemos dividir as redes de acesso em duas categorias:
Redes de acesso residencial;
Redes de acesso corporativo.
Uma rede de acesso residencial conecta tipicamente um computador pessoal, instalado na casa de um usuário, a um roteador de borda, provavelmente de um provedor de acesso doméstico. A forma converte o sinal digital do computador num formato analógico para ser transmitido sobre a linha telefônica analógica. No lado do provedor, outro modem vai converter o sinal analógico de volta a forma digital. Neste caso, a rede de acesso é um simples enlace ponto-a-ponto sobre o par trançado da linha telefônica. Em termos de velocidade de transmissão, os modems analógicos transmitem em taxas que vão até 56 Kbps, todavia, devido à má qualidade das linhas, dificilmente este valor é atendido de forma plena. (Figura 1.7)
Redes de
Telecomunicações
Redes a comutação de circuitos
Ex.: Sistema Telefônico
Redes a comutação de pacotes
Ex.: Redes de computadores
Figura 1.6. Taxonomia das redes de telecomunicações
Redes com circuito virtual
Ex.: X.25, frame relay, ATM
Redes datagrama
Ex.: Internet mais comum de acesso residencial é o acesso via modem e linha discada. O modem residencial
I N T R O D U Ç Ã O A S R E D E S D E C O M P U T A D O R E S E A I N T E R N E T
12
Outra forma de acesso residencial, a qual não necessita a conversão analógica/digital, é a utilização da tecnologia RDSI (Rede Digital de Serviços Integrada), disponível em algumas centrais telefônicas das concessionárias de telecomunicações.
Novas tecnologias, como o
ADSL (asymmetric digital subscriber line) e o HFC (hibric