Redes
LAN – (significa Local Area Network, ou Rede Local). Trata-se de um conjunto de computadores que pertencem a uma mesma organização e que estão ligados entre eles numa pequena área geográfica por uma rede, freqüentemente através de uma mesma tecnologia (a mais usada é a Ethernet). Uma rede local representa uma rede na sua forma mais simples. A velocidade de transferência de dados de uma rede local pode variar entre 10 Mbps (para uma rede ethernet, por exemplo) e um Gbps (em FDDI ou Gigabit Ethernet, por exemplo). A dimensão de uma rede local pode atingir até 100 ou mesmo 1000 utilizadores.
MAN – (Metropolitan Area Network, ou redes metropolitanas) interligam várias LAN geograficamente próximas (no máximo, a algumas dezenas de quilômetros) a altas velocidades. Assim, uma MAN permite a dois nós distantes comunicação como se fizessem parte de uma mesma rede local.
Uma MAN é formada por comutadores ou switches interligados com links de alta velocidade (em geral em fibra óptica).
WAN – (Wide Area Network ou rede vasta) interconecta várias LANs através de grandes distâncias geográficas. A velocidade disponível em uma WAN varia de acordo com o custo das ligações (que aumenta com a distância) e pode ser baixa. WANs operar usando roteadores, que podem "escolher" o caminho mais adequado para os dados a seguir para chegar a um nó da rede. O mais conhecido dos WAN é a Internet.
WLAN – A rede local sem fios (Wireless Local Area Network) é uma rede que permite cobrir o equivalente de uma rede local de empresa, ou seja, um alcance de uma centena de metros. Permite ligar os terminais presentes na zona de cobertura. 2. Identificar e definir três benefícios das redes sem fio.
Mobilidade – Acesso a informação em tempo real em qualquer lugar da organização
Instalação Rápida e Simples – Instalar uma rede wireless pode ser rápido e fácil, além de eliminar a necessidade de atravessar cabos através de paredes e andares
Flexibilidade –