REDES WIRELESS BASEADAS NO PADRÃO IEEE 802.11 B, IEEE 802.11 G
GERÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
REDES WIRELESS BASEADAS NO
PADRÃO IEEE 802.11 B, IEEE 802.11 G
MEDIANEIRA – PARANÁ
2008
MARCOS ROBERTO BERTUOL
GIUVANE CONTI
REDES WIRELESS BASEADAS NO
PADRÃO IEEE 802.11 B, IEEE 802.11 G
Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia da Pesquisa, do 3° Período do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Sistemas de Informação da UTFPR (Campus Medianeira).
Professor (a): Janete Santa Maria Ribeiro
Medianeira – Paraná
2008
JUSTIFICATIVA
Na sociedade de hoje a necessidade de comunicação tornou-se um fator fundamental para empresas e instituições de ensino, assim como para usuários residenciais.
O acesso a informação ainda está longe de ser o ideal. Muitos locais, por serem bastante remotos e por não contarem com uma infra-estrutura adequada não conseguem ter acesso a redes de computadores. Este cenário possibilitou o surgimento de outras tecnologias independentes de fiação, as tecnologias sem fio, que permitem maior flexibilidade que redes de computadores cabeadas.
Havia, a necessidade de uma tecnologia sem fio que suportasse mais usuários, cobrisse maiores distâncias, permitisse tráfego multimídia e atendesse a necessidade de aumento da demanda de banda larga por parte do usuário. Então, a IEEE propôs o padrão 802.11 B, e 802.11 G, conhecido como Wi-Fi, a fim de atender a todas essas necessidades e para que uma rede sem fio de banda larga pudesse ser implementada e utilizada para a transferência de arquivos.
Devido aos limites geográficos que impedem a implementação de redes cabeadas nas cidades resolveu-se adotar a tecnologia Wi-Fi.
OBJETIVO GERAL
Este trabalho se propõe a fazer um estudo do padrão 802.11 b e 802.11 g, dos seus objetivos, características e aplicabilidade dessa tecnologia