Redes WiMax & Redes Mesh
Faculdades Unificadas Doctum de Ipatinga
Curso de Sistemas de Informação
Redes WiMax & Redes Mesh
Ipatinga
2014
Redes WiMax & Redes Mesh
Trabalho apresentado à disciplina de Redes de computadores como pré-requisito para avaliação dos discentes do segundo semestre do curso Sistemas de Informação do Instituto Doctum de Ipatinga,
Ipatinga/MG
2013
Redes Mesh
Introdução
As redes mesh sem fios, uma tecnologia em desenvolvimento, podem trazer à realidade o sonho de um mundo continuamente conectado.
As redes mesh sem fios podem conectar com facilidade e efetividade, cidades inteiras usando uma tecnologia existente e barata. As redes tradicionais contam com uma pequena quantidade de pontos de acesso com fio ou hotspots sem fios para conectar usuários. Em uma rede mesh sem fio, a conexão da rede é espalhada entre dezenas, ou até centenas, de pontosmesh wireless que "conversam" entre si para compartilhar a conexão da rede através de uma grande área.
Os pontos mesh são pequenos radiotransmissores que funcionam da mesma maneira que um roteador wireless. Os pontos utilizam os padrões WiFi comuns, conhecidos como 802.11a, b e g, para se comunicarem, sem o uso de fios, com os usuários e, o mais importante, para se comunicarem entre si.
Os pontos são programados com software, que diz a eles como interagir dentro da rede maior. As informações percorrem a rede do ponto A ao ponto B, saindo, sem o uso de fios, de um ponto mesh ao ponto seguinte. Os pontos escolhem automaticamente o caminho mais seguro e rápido em um processo conhecido como roteamento dinâmico.
Os pontos de acesso "sem fio" mais tradicionais ainda precisam ser conectados à Internet para transmitirem seu sinal. Para grandes redes sem fios, os cabos de Ethernet precisam ser colocados em tetos, paredes e por todas as áreas públicas.
Em uma rede mesh wireless, somente um ponto