redes sociais
O fenômeno ganhou força entre as pessoas na última década, estreitando a distância entre classes, principalmente em termos de facilidade na comunicação e com isso transformou a internet na mais importante voz, a do povo. Um espetáculo deste não poderia passar despercebido pelos gestores. Uma vez que as redes sociais possuem todo tipo de usuário desde o empresário, que pode se tornar um parceiro, ao cliente, que deverá comprar o produto oferecido. Dando início a uma parceria promissora: redes sociais e organizações.
Muitos são os usos dados a esta ferramenta, a princípio a única utilidade das redes sociais parecia ser o marketing. Empresas lançavam suas propagandas nas redes a fim de atrair consumidores pertencentes ao seu público alvo. Porém devido à necessidade de rapidez em resolver os problemas e se comunicar trouxeram a tona outros usos para esses sites de interação além do marketing. Empresas utilizam as redes sociais para formar parcerias a enormes distâncias, podem ser fornecedores, clientes, funcionários e candidatos a vagas na empresa.
Um dos mais interessantes usos dessa tecnologia e abordado nesta pesquisa é o uso das redes sociais pelo setor de RH. Uma vez que estes profissionais identificaram o poder das redes e dos contatos, eles utilizam a mesma para buscar potenciais candidatos às suas vagas, promover a interação entre funcionários da empresa, trabalhar melhor a gestão estratégica de RH e facilitar o processo de comunicação empresarial. As redes sociais são uma ferramenta de trabalho extremamente poderosa e as empresas já descobriram isso. Imagine se o Facebook fosse um país, seria enorme com seus 800 milhões de usuários cadastrados, 400 milhões de acessos diários e 2 bilhões de posts ao dia (Fonte: Mashable, Facebook, Allfacebook e Doubleclick). Podemos citar também o LinkedIn uma rede social com foco profissional, que se tornou uma ferramenta de contatos de negócio, é palco de conhecimento,