REDES SOCIAIS
É uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns.
A ideia da Rede Social começa a ser usada há cerca de um século atrás, para designar um conjunto complexo de relações entre membros de um sistema social a diferentes dimensões, desde a interpessoal à internacional.
Muito embora uma das características fundamentais da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade. “Os limites das redes não são os limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações.”
As redes sociais tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. São caracterizadas primariamente pela autogeração de seu desenho, pela sua horizontalidade e sua descentralização. Elas costumam reunir uma motivação comum, porém, podem se manifestar de diferentes formas.
Como ex.:
Redes Comunitárias – criadas em bairros ou cidades, tendo finalidade de reunir interesses comuns entre os moradores, melhorar situação do local ou prover outros benefícios.
Redes Profissionais – prática conhecida como NETWORKING, tal como o LINKEDILN, fortalecendo a rede de contatos de um indivíduo, visando futuros ganhos pessoais e profissionais.
Redes Sociais online – tais como FACEBOOK, GOOGLE +, ORKUT, TWITTER, MY SPACE, que são serviços online, ou site que foca em construir e refletir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que compartilham interesses e/ou atividades, bate-papo, jogar com os amigos, entre outras funções. Em resumo, ter mais e melhores amigos em suas redes sociais trazem benefícios inquestionáveis ao indivíduo em quesitos como: habilidades sociais, saúde, qualidade de vida e mesmo longevidade. Afinal, parece que se tornar