diversos
O presente capítulo debruça-se sobre esta temática, procurando apresentar uma visão de conjunto que permita a compreensão do fenómeno e das respostas que as Finanças Internacionais procuram dar para a gestão dos riscos e os objetivos empresariais num ambiente internacional.
1.1. Visão geral das Finanças Internacionais
No contexto da globalização da economia mundial, o domínio, a compreensão e a perceção das finanças internacionais e dos ambientes subjacentes afigura-se como um fator crítico de sucesso para a empresa que pretenda internacionaliza-se.
Tendo em conta esta circunstância, pode-se então observar a existência de empresas de âmbito doméstico ou de âmbito multinacional. No primeiro conjunto temos aquelas empresas que atuam no mercado geográfico correspondente à sua sede. No segundo conjunto temos aquelas empresas que atuam em mais do que um mercado geográfico.
As empresas, hoje em dia, têm, de uma forma geral, frequentemente, atividades internacionais significativas, tais como a importação e exportação de bens e serviços. Muitas empresas procuram expandir-se para fora do seu país, na procura de novos mercados onde possam crescer, ganhar escala e escoar a sua produção. Face a este fenómeno, os mercados são hoje mais interdependentes e as finanças internacionais passaram a ser um elemento importante na gestão das empresas que se