Redes sociais
Resumo
Depois de uma época em que a (World Wide Web)² era um canal de uso para simples consumidores da informação e que era disponibilizada on-line onde este veículo de comunicação era na sua essência unidirecional, assistimos hoje a uma nova realidade.
Os utilizadores deixaram de ser passivos e passaram a serem os próprios a produzirem os seus conteúdos e a disponibilizá-los on-line. Esses utilizadores começaram a criar comunidades virtuais de interesses entre si, para fazerem amizades, compartilharem gostos, músicas e fotos de uma forma perfeitamente transparente. Quando começam a surgir Florestas de grandes comunidades e serviços de partilha, que vulgarmente receberam o nome de redes sociais.
Estas redes sociais tais como Twitter, Orkut, LinkedIn, Facebook, Badoo e outras, vêm mostrando ser uma enorme potencial de desenvolvimento, não apenas do ponto de vista individual como também comercial. Oportunidades para criar inovadores modelos de negócio que podem ser explorados por empresas e empreendedores. Estas redes são reconhecidamente importantes pelo seu aspecto lúdico, como numa vertente mais profissional de desenvolvimento de redes de contatos/networking, que na possibilidade oferecida como canal de marketing. Do ponto de vista empresarial, estas redes sociais podem determinar ou ajudar a determinar o potencial de negócio de um produto ou serviço.
Entretanto, de todo o potencial apresentado, estas redes são igualmente uma grande ameaça.
As redes sociais, em particular aquelas com maiores dimensões são alvos de ataques visando explorar a principal vulnerabilidade destas mesmas redes: os seus