Redes sem fio
O segundo capítulo inicia esse trabalho fazendo uma apresentação da tecnologia de redes sem fio, sempre relacionados com o padrão 802.11, conhecido como Wi-Fi. Os protocolos usados atualmente para implementação de segurança serão apresentados, juntamente com as suas principais aplicações e serviços, sendo uma realidade em vários ambientes, principalmente naqueles que requerem mobilidade para seus usuários.
Atualmente constituem-se em uma alternativa às redes convencionais com cabeamento, complementando e fornecendo as mesmas funcionalidades destas, de forma flexível e apresentando boa conectividade em empresas, aeroportos, restaurantes, lanchonetes e em outros ambientes. São soluções normalmente aplicadas onde uma infra-estrutura de cabeamento convencional (cobre ou fibra óptica) não pode ser utilizada. Redes wireless viabilizam, dessa forma, o atendimento de pontos de rede com a mesma eficiência e até mesmo um melhor custo/benefício.
Será abordado no terceiro capítulo o aspecto da segurança e autenticação em redes sem fio que cresce continuamente em importância e complexidade. Enfim, faz-se necessário tratar a segurança de forma séria e corporativa, integrando a Política de Informação ao ambiente de TI.
No quarto capítulo, será mostrada a descrição passo a passo para implementação de um bom projeto e melhor funcionamento da tecnologia. Finalmente, são feitas as considerações finais e recomendações para projetos futuros, ressaltando os pontos mais importantes na implementação de uma rede sem fio.
2. Tecnologia Wireless
A palavra wireless é oriunda da junção de duas palavras de origem inglesa: wire (fio, cabo) e less (sem). Desta forma, uma rede wireless caracteriza qualquer tipo de conexão para transmissão de informação sem a utilização de fios ou cabos [CLU].
O uso da tecnologia vai desde transceptores de rádio como walkie-talkies até satélites artificais no espaço. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de