Liderança situacional - coaching
Com as mudanças que vem ocorrendo no mundo globalizado constantemente, aumenta-se gradualmente a competitividade nas organizações, exigindo assim delas uma atitude de inovação e necessidade de novas habilidades e conhecimento para o alcance dos seus objetivos.
Um dos grandes diferenciais nas organizações de sucesso para enfrentar esses desafios que existem no mercado foi uma medida adotada para criar novas perspectivas de trabalho através de novos conhecimentos e habilidades. É dessa forma que podemos observar a liderança exercida através do processo de coaching (treinador) que passou a se tornar uma ferramenta gerencial essencial nas organizações.
Uma relação de parceria que desenvolve o potencial das pessoas e maximiza seu desempenho, ajudar as pessoas a aprenderem ao invés de ensinar algo a elas, maneira direta e eficaz de motivar e estimular as pessoas, dar-lhes orientação e rumo na vida profissional, incentivar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal e melhorar a qualidade de vida no trabalho.
“O coaching é um relacionamento no qual uma pessoa se compromete a apoiar outra a atingir um determinado resultado, seja ele o de adquirir competências e/ou produzir uma mudança específica. Não significa apenas um compromisso com os resultados, mas sim com a pessoa como um todo, seu desenvolvimento e sua realização” (PORCHÉ; NIEDERER, 2002).
Um processo que através dele novas competências surgem tanto para a pessoa que treina e desenvolve (coach) quanto para aquele que é treinado passando pelo processo