Redes mpls
Sumário:
1.
INTRODUÇÃO
2.
O QUE SÃO REDES MPLS
2
3.
COMPARAÇÃO ENTRE REDE MPLS E REDE IP TRADICIONAL
2
4.
FUNCIONAMENTO BÁSICO
2
5.
VANTAGENS DO MPLS
4
6.
RÓTULOS
5
7.
DISTRIBUIÇÃO DE RÓTULOS
6
8.
INTEROPERABILIDADE ENTRE PROTOCOLOS
6
9.
APLICAÇÕES
7
10.
CONCLUSÃO
7
11.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
7
1
Instituto Nacional de Telecomunicações
1.
Introdução:
O trabalho consiste em conhecer redes MPLS, conhecer o que é MPLS, saber suas aplicações, suas vantagens, seu funcionamento e também conhecer sua principal diferença em relação às redes IP’s tradicionais.
2.
O que é MPLS
O Multiprotocol Label Switching ou apenas MPLS é um protocolo de roteamento baseado em pacotes rotulados, onde cada rótulo representa um índice na tabela de roteamento do próximo roteador. Pacotes com o mesmo rótulo e mesma classe de serviço são indistinguíveis entre si e por isso recebem o mesmo tipo de tratamento.
O objetivo de uma rede MPLS não é o de se conectar diretamente a sistemas finais.
Ao invés disto ela é uma rede de trânsito, transportando pacotes entre pontos de entrada e saída.
Chamado de multiprotocolo, porque pode ser usado com qualquer protocolo da camada 3, apesar de quase todo o foco estar voltado no uso do MPLS com o IP.
Este protocolo é na verdade um padrão que foi feito com base em diversas tecnologias similares desenvolvidas por diferentes fabricantes. Ele é referido por documentos do Internet Engineering Task Force (IETF) como sendo uma camada intermediária entre as camadas 2 e 3, fazendo com que estas se “encaixem” melhor.
3.
Comparação entre rede MPLS e rede IP tradicional:
A rede IP tradicional faz o roteamento de pacotes após verificar o cabeçalho de cada pacote na camada 3, já a rede MPLS faz o roteamento com base nos rótulos atribuídos a cada pacote na camada 2.
4.
Funcionamento: