Redes de Dados com X25
Com o objetivo de permitir que os fabricantes de computadores e equipamentos de transmissão de dados desenvolvam software e hardware para ligação de um computador a qualquer rede pública do mundo , bem como facilitar o trabalho de interconexão de redes , o CCITT criou uma série de padrões para redes públicas comutadas por pacotes , conhecida como recomendações da série X, em particular a recomendação X.25, que descreve o protocolo padrão de acesso ou interface entre o computador e a rede .
De um modo geral , as redes de comutação de pacotes caracterizam-se por um eficiente compartilhamento de recursos da rede entre diversos usuários e pela aplicação de tarifas baseadas no volume efetivo de dados transmitidos .
O uso da técnica de pacotes proporciona um elevado padrão de qualidade. A determinação do caminho mais adequado para transmissão de um conjunto de pacotes permite contornar situações adversas decorrentes de falhas no sistema ou de rotas congestionadas .
Além disso, sofisticados procedimentos de detecção de erros, com retransmissão automática de pacotes, produzem valores de taxa de erros dificilmente obtidos em outras redes .
NÍVEIS DO PROTOCOLO X.25
A arquitetura do protocolo X.25 é constituída de três níveis : físico, quadro e pacotes.
Nível
Pacotes
CIRCUITO VIRTUAL
Nível
Pacotes
Nível
Quadros
ENLACE LÓGICO
Nível
Quadros
LINHA FÍSICA
Nível
Físico
MODEM
MODEM
Nível
Físico
Os níveis de protocolo X.25 coincidem com os respectivos padrões da
OSI (Open Systems Interconnection) da ISO (International Standards
Organizations ), conforme a figura abaixo:
MENSAGEM
MEN
Endereço do pacote Flag
SA
7 - Aplicação
6 - Apresentação
5 - Sessão
4 - Transporte
Nivel 3
PACOTES
GEM
MEN
Endereço Controle Informação
FCS
Flag
Nível 2
QUADROS
Nível 1
FÍSICO
Compatibilidade de níveis da OSI/ISO.