redes de computação
O primeiro experimento em rede foi feito em
1965, nos Estados Unidos pelos cientistas:
Lawrence Roberts e Thomas Merril.
A experiência foi realizada por meio de uma linha telefônica discada de baixa velocidade, fazendo a conexão entre dois centros de pesquisa em Massachusetts e na Califórnia.
O nascimento das redes de computadores esta associado à corrida espacial. Boa parte dos elementos e aplicações essenciais para a comunicação entre computadores, como o protocolo TCP/IP, a tecnologia de comutação de pacotes de dados e o correio eletrônico, estão relacionados ao desenvolvimento da
Arpanet, a rede que deu origem a internet. Ela foi criada por um programa desenvolvido pela Advanced Research
Projects Agency (ARPA).
Alguns dos marcos importantes para a evolução das redes locais de computadores ocorreram nas décadas de 60 e 70. Ate meados de 60 os computadores eram máquinas gigantescas que processavam informações por meio da leitura de cartões ou fitas magnéticas.
Não havia interação entre o usuário e a máquina.
No final dos anos 60 ocorreram os primeiros avanços nos sistemas multiusuários de tempo compartilhado. Por meio de terminais interativos, diferentes usuários revezavam-se na utilização do computador central.
A IBM reinava praticamente sozinha nessa época.
A partir de 1970, com o desenvolvimento dos minicomputadores de 32 bits, fabricantes, como IBM, HP e Digital, já começavam a planejar soluções com o objetivo de distribuir o poder de processamento dos mainframes para facilitar o acesso às informações.
O lançamento do VAX pela Digital, em 1977, estava calcado numa estratégia de criar uma arquitetura de rede de computadores. Com isso, a empresa esperava levar vantagem sobre a rival Big Blue.
Quando um Vax era iniciado, ele já começava a procurar por outras máquinas para se comunicar, um procedimento ousado numa época em que poucas pessoas tinham idéia do que era uma rede. A