conceito de redes- computação em nuvem
Hoje, há grandes empresas investindo nesta tecnologia para oferecerem esses serviços a seus clientes, como a gigante Google. Sem percebermos, já estamos fazendo parte dessa história, basta ter um Gmail ou uma conta no Orkut, onde “guardam-se” dados nesses servidores virtuais, uma mensagem, e-mail, fotos, etc., você já está usufruindo da grande nuvem. São parques computacionais armazenando todas as informações particulares de usuários no mundo, sendo esses produtos e serviços disponibilizados gratuitamente em sua maioria. Na realidade, uma simples troca está sendo feita, na qual dispõem-se de serviços e tem-se espaço para guardar informações.
Em contrapartida, são coletados os dados do usuário para um futuro uso comercial.
Neste estudo, pretende-se estabelecer os principais fundamentos da Computação em Nuvens, conteúdo disponíveis, pontos negativos, positivos e aspectos de infra-estrutura e segurança.
FUNDAMENTOS Computação em Nuvens surgiu da necessidade de se compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, utilizando-se a internet como principal meio de comunicação, em um aspecto semelhante às nuvens do céu. Ao invés de se ter toda essa estrutura localmente, em um cenário onde o usuário fica preso àquele hardware, com este modelo pode-se em qualquer lugar acessar conteúdos, assim, o grande diferencial do mesmo dar-se pelo acesso às informações de qualquer hora e lugar.
Dentro desse contexto, os computadores pessoais, terão apenas um chip conectado à rede mundial, simplesmente para colher dados na