Computação em rede
Hoje, os alunos encaram uma tentação antiga, que se tornou muito mais fácil pela internet: apanhar o trabalho de outros e passá-lo como se fosse seu. O plágio na internet tornou-se tão simples quanto copiar e colar. Ao mesmo tempo, a web tornou mais fácil apanhar os plagiadores. Turnitin.com oferece um método simples que permite a professores e alunos submeterem trabalhos ao escrutínio eletrônico. O serviço compara o artigo com um banco de dados de trabalhos anteriores oferecidos por esse tipo de site. Turnitin.com, então, envia um relatório com os resultados ao professor.
PORTAIS
Com o uso crescente de intranets e a Internet, muitas organizações encontram sobrecarga de informações. Localizar informações relevantes e precisas normalmente é demorado e pode exigir acesso a vários sistemas. Uma solução para este problema é usar portais. Um portal é uma porta de entrada personalizada baseada na Web para informações e conhecimento, que oferece informações relevantes de sistemas de TI diversos e a Internet, usando técnicas avançadas de busca e indexação. Uma maneira de diferenciar portais é examinar seu conteúdo, que pode variar de estreito a amplo. A seguir, distinguimos entre vários tipos de portais.
1. Portais comerciais (públicos)
São Web sites que oferecem conteúdo de rotina para diversas audiências; oferece personalização apenas na interface do usuário. São os portais mais populares na Internet. Alguns exemplos são Yahoo.com, lycos.com e msn.com.
2. Portais de publicação Voltados para comunidades com interesses específicos; oferece pouca personalização de conteúdo, mas oferece bastante pesquisa on-line e algumas capacidades interativas. Alguns exemplos são techweb.com e zdnet.com.
3. Portais pessoais Web sites que visam às informações filtradas específicas para indivíduos, oferece conteúdo estrito, mas normalmente personalizado para uma audiência de um.
4. Portais de afinidade Web site que oferece um único ponto de