Bombas
São equipamentos destinados a movimentar líquidos.
PRINCIPAIS TIPOS;
Rotativos, Alternativos e Centrífugos
As bombas rotativas são:
1.- DE VAZÃO CONSTANTE
São bombas que para uma rotação constante possuem uma vazão constante.
O único tipo utilizado em hidráulica é a bomba de engrenagens ( fig. 1)
A bomba é constituída por um par de engrenagens acopladas. As duas engrenagens têm o mesmo número de dentes e o mesmo módulo. A engrenagem A, motriz (ligada ao motor), faz girar a engrenagem B que é louca, ambas colocadas dentro de uma carcaça C. Durante a rotação as engrenagens giram em sentido contrario, arrastando o líquido entre os dentes da câmara D para a câmara E.
2.- DE VAZÃO VARIAVEL
São bombas que para uma rotação constante poderão, entre certos limites, variar a vazão. São três os tipos; Palhetas ( fig. 2 )
Bomba constituída por um rotor A, girando no interior de um cilindro B. O rotor tem um certo número de ranhuras, dentro das quais são colocadas as palhetas C.
O rotor é montado excêntrico em relação ao corpo. O eixo do rotor é acoplado ao motor.
Durante a rotação, pela força centrífuga, as palhetas são mantidas em contato com a superfície interna do corpo da bomba.
As bombas alternativas são:
1.- Pistões Radiais ( fig. 3 )
Bomba é constituída por 5 a 9 pistões, montados radialmente dentro do tambor A.
Sob a ação de molas, os pistões deslizam na superfície interna do anel C excêntrico em relação ao tambor, aspirando da câmara C, e enviando o líquido para a câmara E.
2.- Pistões Axiais ( fig. 4 )
A bomba é constituída pôr um corpo rotativo A contendo os cilindros com seus êmbolos B. O corpo é acionado por seu eixo C diretamente ligado a um motor elétrico. O anel D, e o prato onde estão localizados os rasgos M e N , são fixos.
3.- DE VAZÃO CENTRÍFUGA
As bombas centrífugas são geralmente usadas para o transporte de água, lama esgoto, podem ser de rotor fechado ou de rotor aberto, em função da impureza