Redes de computadores
DE
REDES DE COMPUTADORES
ALUNO: FRANCISCO TIAGO MOREIRA DA SILVA
UNIDADE: PARANGABA
PROFESSOR: MARCIO
ÍNDICE * INTRODUÇÃO * DESENVOLVIMENTO * CAMADAS DE MODELO OSI/TCP/IP * CABOS * PAR TRANÇADO * COAXIAL * FIBRA ÓPTICA * CONCLUSÃO * BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Surgida há a apenas algumas décadas, as redes de computadores, tem ganho cada vez mais espaço em diversos ambientes, como empresas, indústrias e centros de educação e pesquisa, automatizando as mais variadas atividades e servindo como um eficiente meio de comunicação.
Redes de computadores estabelecem a forma-padrão de interligar computadores para o compartilhamento de recursos físicos ou lógicos.
O Capítulo apresenta uma introdução a redes de computadores explanando sobre sua evolução, termos utilizados e as principais entidades de padronização. Também abordaremos suas vantagens e desvantagens, seus componentes, histórico da formação da Internet, definição de termos populares e ainda uma introdução aos modelos de referências OSI, TCP/IP e modelos de cabos de par trançado, coaxial e fibra óptica.
O Modelo OSI
Quando as redes de computadores surgiram, as soluções eram, na maioria das vezes, proprietárias, isto é uma determinada tecnologia só era suportada por seu fabricante. Não havia a possibilidade de se misturar soluções de fabricantes diferentes. Dessa forma um mesmo fabricante era responsável por construir praticamente tudo na rede.
Para facilitar a interconexão de sistemas de computadores a ISO (International Standards Organization) desenvolveu um modelo de referência chamado OSI (Open Systems Interconnection), para que os fabricantes pudessem criar protocolos a partir desse modelo. Interessante notar que a maioria dos protocolos existentes - como o TCP/IP o IPX/SPX e o NetBEUI - não segue esse modelo de referência ao pé da letra (como veremos esses protocolos só correspondem a partes do padrão OSI). Todavia, o estudo deste modelo é