Redes de computadores
Parte 2
RTC
Prof. Paulo Montenegro
Fevereiro de 2013
Lab. 1 Alteração de Configuração
[pic]
Objetivo • Fazer algumas configurações básicas de roteador. • Ativar e desativar interfaces. • Alterar a configuração do roteador
Etapa 1 Configuração Básica do Roteador 1. Conecte os roteadores conforme mostra o diagrama. Este laboratório requer um cabo de console (rollover) e um cabo serial.
Etapa 2 Configurar nome do host e senhas 1. No roteador GAD, entre no modo de configuração global. Configure o nome do host como mostra o gráfico. Configure o console, o terminal virtual e as senhas de ativação.
Etapa 3 Configurar a interface Serial 0 1. No modo de configuração de terminal, configure a interface Serial 0 no Roteador GAD. Consulte o Resumo da Interface.
GAD(config)#interface Serial 0 GAD(config-if)#ip address 192.168.14.1 255.255.255.0 GAD(config-if)#no shutdown GAD(config-if)#description Connection to the host GAD(config-if)#exit GAD(config)#exit
Observação: Ao entrar no modo de configuração da interface, anote o endereço IP da interface. Insira a máscara de sub-rede. Insira a taxa de clock apenas no lado de DCE do dispositivo. O comando no shutdown ativa a interface. O desligamento ocorre quando a interface está desativada.
Etapa 4 Salvar a configuração 1. Salve a configuração atual na configuração de inicialização no modo EXEC privilegiado.
GAD#copy running-config startup-config
Observação: Salve a configuração atual para a próxima vez que o roteador for reinicializado. O roteador pode ser reinicializado por um comando reload do software ou via desligamento. A configuração atual será perdida se não for salva. O roteador usa a configuração atual quando é iniciado.
Etapa 5 Verificar a configuração 1. Emita o comando show running-config no modo EXEC privilegiado