redes de computadores
O que é uma rede?
O termo genérico “rede” define um conjunto de entidades (objectos, pessoas, etc.) interligados uns aos outros. Uma rede permite assim circular elementos materiais ou imateriais entre cada uma destas entidades, de acordo com regras bem definidas. rede (em inglês network): Conjunto dos computadores e periféricos conectados uns aos outro. Note que dois computadores conectados constituem por si só uma rede mínima. instalação (em inglês networking): instalação dos instrumentos e das tarefas que permitem ligar computadores para que possam partilhar recursos em rede.
De acordo com o tipo de entidade interessada, o termo utilizado será diferente: rede de transporte : conjunto de infra-estruturas e disposição permitindo transportar pessoas e bens entre várias zonas geográficas rede telefónica : infra-estrutura permitindo fazer circular a voz entre os vários postos telefónicos rede de neurónios : conjunto de células interligadas entre elas rede malfeitores: conjunto de burlões que estão contato uns com os outros (um vigarista esconde geralmente outro!) rede informática : conjunto de computadores ligados entre eles graças a linhas físicas e trocando informações sob a forma de dados numéricos (valores binários, isto é, codificados sob a forma de sinais que podem tomar dois valores: 0 e 1)
Os presentes artigos dedicam-se obviamente às redes informáticas.
Não existe um só tipo de rede, porque historicamente existem tipos de computadores diferentes, comunicando de acordo com linguagens diversas e variadas. Além disso, isto deve-se igualmente à heterogeneidade dos apoios físicos de transmissão que os ligam, quer seja a nível da transferência de dados (circulação de dados sob a forma de impulsos eléctricos, luz ou ondas electromagnéticas) quer a nível do tipo de apoio (cabo coaxial, pares entrançados, fibra óptica, etc.).
Os diferentes capítulos pretendem descrever as características dos apoios físicos de