Redes de Computadores
• O tráfego UDP não é regulado. Uma aplicação que usa transporte UDP pode enviar tráfego à taxa que quiser, pelo tempo que quiser.
• O tamanho do cabeçalho é menor, portanto, haverá menos tráfego.
5) É possível que uma aplicação desfrute de transferência confiável de dados mesmo quando roda sobre UDP? Caso a resposta seja afirmativa, como isso acontece?
R= Sim é possível. Pode-se implementar mecanismos de transmissão confiável na Aplicação.
6) Nos protocolos “rdt” apresentados em aula, por que precisamos introduzir números de sequência?
R= Para que o receptor possa distinguir se o segmento que está recebendo é um novo segmento ou é uma retransmissão.
7) Nos protocolos “rdt” apresentados em aula, por que precisamos introduzir temporizadores?
R= Para poder tratar as perdas de dados no canal. Se o ACK para um segmento transmitido não é recebido durante um determinado tempo, assume-se que o segmento está perdido. Neste caso, ocorre uma retransmissão.
8) Suponha que o atraso de viagem de ida e volta entre o emissor e o receptor seja constante e conhecido para o emissor. Ainda seria necessário um temporizador no protocolo “rdt 3.0”, supondo que os pacotes podem ser perdidos? Explique.
R= O tempo ainda será necessário. Se o RTT é conhecimento a vantagem será que o emissor terá a certeza que o segmento ou o ACK foi realmente perdido após este tempo.
Considere uma conexão TCP entre o hospedeiro A e o hospedeiro B. Suponha que os seguintes TCP que trafegam do hospedeiro A para o hospedeiro B tenham número de porta de fonte x e números de porta y. Quais são os números de porta da fonte e do destino para os segmentos que trafegam do hospedeiro B para o hospedeiro A?
Descreva por que um desenvolvedor de aplicação pode escolher rodar uma aplicação sobre UDP em vez de sobre TCP.