Redes de computadores
RESPOSTA:
Falso. A comutação por datagramas é flexível, pois não condiciona o serviço oferecido pela rede nem o serviço disponibilizado às aplicações e a comutação por circuitos virtuais é uma comutação simples e rápida (podendo mesmo ser feita em hardware, como em ATM-AsynchronousTransferMode).
2. Nas redes comutadas, existem algumas etapas mais ou menos sofisticadas em função da técnica que utilizemos. Cada etapa pode inserir ou reduzir o atraso na comunicação entre dois terminais. Partindo desta afirmação explique o gráfico abaixo, que representa uma das técnicas de comutação estudadas. (2,5 pontos)
RESPOSTA:
Em uma rede comutada por circuito, um circuito físico dedicado é estabelecido entre os nós de origem e de destino antes de ocorrer à transmissão de dados. Portanto, o serviço é orientado a conexão. O circuito permanece pela duração da transmissão. O sistema de telefonia pública é um exemplo de rede comutada (chaveada) por circuito. Os comutadores das operadoras estabelecem um caminho físico entre as extremidades (sistemas finais) que querem se comunicar. Isso é necessário porque você não tem uma conexão direta com cada telefone que você queira chamar. Uma vez estabelecido, o circuito é dedicado exclusivamente à transmissão atual. Completando a transmissão, esse circuito dedicado é liberado e disponibilizado para outra transmissão. Assim, a comutação por circuito promove o compartilhamento de recursos, pois os mesmos circuitos podem ser usados para diferentes transmissões, embora não simultaneamente (pelo menos é isso que a operadora de telefonia espera: Os usuários de uma mesma central não devem usar ao mesmo tempo seus equipamentos...). A troca de informações que ocorre na