redes de computadores
Estudantes do ISTG ( Instituto Superior de Tecnologia e Gestão) Moçambique.
O trabalho aborda o assunto sobre redes de computadores e as suas diretrizes.
E importante salientar que redes de computadores e uma área vasta, por razoes alheias a minha vontade, algumas componentes que fazem parte dessa área não serão mencionadas no presente trabalho, oque não implica que o leitor não possa investigar por conta própria. Esteja livre de investigar, acrescentar, corrigir e repassar este trabalho para quem esteja necessitando.
Introdução
Define-se como sistema o conjunto de objetos ou pessoas intrinsecamente relacionados entre si para um determinado fim ou propósito. Nesse sentido, uma rede de comunicações é um sistema de dispositivos eletrônicos, objetos e pessoas intrinsecamente conectadas tendo como objetivo básico o compartilhamento de recursos uns com outros. As redes estão ao nosso redor, até mesmo dentro de nós.
Desde os primórdios a comunicação é uma das maiores necessidades da sociedade humana. Portanto tornou-se um desafio aproximar as comunidades mais distantes e facilitar a comunicação entre elas. Com a união dos computadores e das comunicações os sistemas computacionais sofreram uma profunda mudança na sua organização.
Como dito inicialmente, as redes de computadores surgiram da necessidade de se compartilhar recursos especializados para uma maior comunidade de usuários geograficamente dispersos.
Histórico
As redes de computadores foram criadas inicialmente para suprir uma necessidade militar. A década dos anos 60 foi um período de grande tensão entre as duas maiores potências dessa época, isto é, os Estados Unidos da América e a União Soviética. Os americanos iniciaram programas de pesquisas para encontrar uma forma de interconectar os vários centros de