Redes de computadores
Os termos interoperabilidade e interconectividade são bastante usados hoje em dia, e muitos ainda apontam que estas duas palavras serão essenciais no que se refere a computação dos anos 90, mas por quê?
A interconectividade refere-se a ligação física a ser estabelecida entre as partes que necessitam efetuar a comunicação, ou melhor, preocupa-se com as características físicas, elétricas e mecânicas envolvidas neste processo de interligação.
Já o termo interoperabilidade, aponta para a capacidade de haver troca de informações entre as aplicações que estão sendo processadas nos computadores, e que estas informações possam ser utilizadas para se atingir objetivos comuns, como o trabalho cooperativo, integridade, segurança dos dados e independência de equipamentos.
Para se usufruir da interconectividade e interoperabilidade torna-se necessário a adoção de padrões, coisas estas que até anteriormente não existiam, prova disso é que os fabricantes de hardware e desenvolvedores de software desenvolveram cada um o seu próprio conjunto de regras.
É em meio a este cenário que surge a necessidade de interligação de hardware e interoperação entre software. E é por isso que os termos interconectividade e interoperabilidade serão palavras chaves nos anos 90, pois existe uma real necessidade de interligar todo este aparato tecnológico existente e fazer com que seja realmente produtivo.
Com esta visão, os fabricantes e desenvolvedores já procuram trabalhar seguindo padrões sugeridos por orgãos internacionais como ISO, IEEE entre outros, atingindo assim, neste momento, um certo grau de interoperabilidade e interconectividade.
É claro que a interoperabilidade total está muito distante de ser conseguida. Para se atingir isto haveria a necessidade de que todos os fabricantes e desenvolvedores adotassem um mesmo padrão para seu hardware e software, ou então desenvolver algum produto que consiga comunicar-se com todos os padrões existentes.2