redes de computadores
Unidade II
Camadas de alto nível de protocolos e seus modelos de serviços
Começaremos o estudo das camadas do modelo OSI com uma abordagem que se inicia pela Camada de Aplicação e, de cima para baixo, desce até a Camada Física. Tal abordagem facilita o entendimento, já que as aplicações estão muito próximas dos usuários. Elas são muitas vezes conhecidas por eles e, portanto, de fácil aprendizado.
Entendendo as aplicações, torna-se fácil entender os serviços necessários para suportar tais aplicações e identificar as diversas maneiras como esses serviços são fornecidos ou implementados nas camadas mais baixas.
3 CAMADA DE APLICAÇÃO
Em primeiro lugar, é importante sabermos que a Camada de Aplicação faz a interface entre o protocolo de comunicação e o aplicativo que pediu ou receberá a informação através da rede. Dizemos que ela é o nível que possui o maior número de protocolos existentes, porque está mais próxima do usuário e este possui as mais diferentes necessidades. Com a evolução do software, as diversas aplicações evoluem e geram novas necessidades, aumentando, assim, cada vez mais, a quantidade de diferentes protocolos existentes nessa camada.
7
Aplicação
6
Apresentação
5
Sessão
4
Transporte
3
Rede
2
Enlace
1
Física
Figura 29 - Camada de Aplicação do Modelo OSI (KOVACH, 2009)
3.1 Princípios de aplicações
Dizemos que as aplicações de rede são “a razão de ser” de uma rede de computadores. Isso quer dizer que, para baixar seus e-mails, o seu aplicativo de e-mail entrará em contato com a Camada de Aplicação do protocolo de rede, efetuando esse pedido.
Transferir um arquivo entre os dois sistemas finais requer uma forma de trabalhar com as incompatibilidades deles, e essa é a função da Camada de Aplicação. O dado entregue pelo usuário
45
Unidade II à Camada de Aplicação do sistema recebe a denominação de SDU (Service Data Unit). A Camada de