redes de computadores- DNS
1- Qual a utilidade deste protocolo?
O protocolo DNS(Sistema de nomes de dominio) é utilizado por protocolos da camada de aplicação como até mesmo HTTP, SMTP e FTP para traduzir nomes de hospedeiros fornecidos por usuários para endereços IP. Resumidamente, o DNS serve para que você possa se conectar a um site sem a necessidade de digitar seu IP, ou melhor, o DNS permite que o usuário acesse um site pelo seu domínio, não pelo IP da máquina que ele está alojado, exemplo: google.com.br -> 74.125.229.112. Com certeza se tivéssemos que digitar o IP de todos os sites ao invés de seus domínios a internet não teria se popularizado tanto.
2- Quais protocolos de transporte utiliza? Por quê? Quais as diferenças? Que portas utiliza?
O DNS geralmente utiliza o protocolo de transporte UDP que é um protocolo simples da camada de transporte, ele é mais rápido, porém não é o mais seguro que o protocolo TCP que garante a integridade das mensagens. O DNS é utilizado para facilitar, para não precisar decorar endereços IP. A porta utilizada é a 53.
3- Quais outros serviços que o DNS provê, além da tradução de nomes?
O DNS provê alguns outros serviços importantes além da tradução de nomes de hospedeiro para endereços IP, apelidos de hospedeiro, apelidos de servidor de correio e distribuição de carga.
4- O que são servidores de nomes raiz?
No topo da hierarquia estão os 13 servidores raiz. Um Servidor Raiz é um servidor de nome para a zona raiz do DNS. A sua função é responder diretamente às requisições de registros da zona raiz e responder a outras requisições retornando uma lista dos servidores de nome designados para o domínio de topo apropriado. Os servidores raiz são parte crucial da Internet porque eles são o primeiro passo em traduzir nomes para endereços IP e são usados para comunicação entre hosts.
5- O que são servidores de nomes de domínio de alto nível?
Esses servidores são responsáveis por domínios de alto nível como com, net,