as grades regiões industriais do brasil
Unidade: Centro.
As grandes regiões industriais do Brasil
Natal
09 de Setembro de 2014
Alunos: Ana Luiza Paiva
Carolina Ramos
Nadially Corcino
Luan Max
3 ano “A” matutino.
As grandes regiões industriais do Brasil
Trabalho apresentado a disciplina Geografia,
Orientado pelo professor Antônio.
Natal
09 de Setembro de 2014
Os grandes centros industriais do Brasil
Neste trabalho iremos apresentar como surgiu e se estabeleceu a industrialização no Brasil que se tornou tão importante para o país. Há tempos as indústrias conquistam um espaço cada vez maior no território brasileiro, trazendo mudanças tanto na economia quanto na cultura e no espaço que ocupa, além dos impactos causados no meio ambiente.
Iniciando-se na segunda metade do século XIX, desenvolveu-se de forma mais ampla no período pós Segunda Guerra Mundial, impulsionado por ações desenvolvidas pelo Estado, que deram grandes passos para a formação e consolidação do parque industrial brasileiro.
A participação das diversas regiões foi de suma importância para o desenvolvimento industrial. O sudeste, por exemplo, lidera a produção industrial, seguido pelo Sul, região em que esta aumentou consideravelmente. Não deixando de lado a região Nordeste que vem mostrando uma significativa elevação, nem as regiões Centro-Oeste e Norte que, mesmo com menor participação industrial, possui outras atividades que têm dinamizado a economia de tais regiões.
A segunda metade do século XIX marcou o início do processo de industrialização com a instalação de inúmeras fábricas, além da Proclamação da República e o fim da escravidão que foram importantes fatos que auxiliaram à consolidação desta. O fluxo de imigrantes nessa época era grande e em sua maioria de europeus, que formavam a classe operária. A lavoura de café era uma atividade consistente que exigiu diversas obras