DHCP E DNS Redes De Computadores
FACULDADE DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS – FACE
TECNOLOGO EM GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
REDES DE COMPUTADORES
EXERCÍCIO DE REPOSIÇÃO
DHCP E DNS
MAURÍCIO SANTOS CALDEIRA
BELO HORIZONTE
2015
DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol
O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é o nome de um protocolo TCP/IP que que oferece serviços de configuração dinamica em redes.
Surgiu como padrao em outrubro de 1993, sucessor do BOOTP, que tornou-se limitado diante das exigencias atuais de Redes e conexões.
De maneira resumida, o DHCP trabalha assim, um dispositivo com suporte ao protocolo envia uma requisição DHCP e os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar em alguns critérios) com um pacote com informações como um endereço IP, máscara de rede e outros dados opcionais, como servidores de DNS, o gateway padrão.
Ele é um protocolo muito importante para a maioria das redes atuais e uma ferramenta essencial para o Adminstrador de Redes, porque permite configurar grande quantidade de dispositivos sem configuração manual.
O protocolo tem configuração abrangente e pode trabalhar de três modos: automática, dinâmica e manual.
Automática, no qual uma quantidade de endereços de IP (dentro de uma faixa) é definida para ser utilizada na rede. Neste caso, sempre que um dos computadores de uma rede solicitar a conexão com ela, um destes IPs será designado para a máquina em questão.
Na dinâmica o procedimento é bem parecido com o efetuado pela automática, porém a conexão do computador com determinado IP é limitada por um período de tempo pré-configurado que pode variar conforme desejado pelo administrador da rede.
No modo manual o DHCP aloca um endereço de IP conforme o valor de MAC (Medium Access Control) de cada placa de rede de forma que cada computador utilizará apenas este endereço de IP. Utiliza-se este recurso quando é necessário que uma máquina possua um endereço de IP fixo.
Mas, o trabalho do