Redes de computador
A história nos mostra grande períodos de desenvolvimento das ciências. Sec XVII – Sistemas mecânicos Acompanhando a revolução Industrial; Sec XIX – Desenvolvimento da Máquina a Vapor e a revolução dos transportes Sec XX – Desenvolvimento das máquinas de processamento de informações.
Modelo de sistema de comunicação
Transmissor Meio físico
Receptor
Protocolo Informação Sinal
Necessidade de comunicação
O homem sempre teve a necessidade de se comunicar. Sec XVIII – iniciam-se os primeiros estudos sobre eletricidade por Alessandro Volta que em 1800 inventa a pilha. Sec XIX – Joseph Henry descobre o eletromagnetismo e inventa o eletro-imã em meados de 1830. O aperfeiçoamento do eletro-imã possibilitou o envio de corrente elétrica por fios em longas distâncias. – 1844 Samuel Morse “ inventa” a primeira máquina capaz de estabelecer comunicação entre dois lugares distante (telecomunicação) – telégrafo – 1876 Graham Bell patenteia a invenção do telefone e mais tarde, do photofone.
Necessidade de comunicação
A necessidade de comunicação sempre existiu, mas a medida em que o volume de informações crescia assim como a dependência das pessoas por elas, crescia também a necessidade de se transferi-las de um lugar para outro com velocidade e confiabilidade. Para atender a essa necessidade crescente iniciou-se o desenvolvimento de tecnologias que permitisse a conexão dentre computadores formando uma rede e, mais tarde, a conexão entre diferentes redes.
Redes de computadores
Benefícios
– – – – –
Permite o compartilhamento de recursos Disponibilidade das informações Comunicação entre pessoas Comércio Otimização de recursos (just-in-time)
Definições
Redes de computadores
Conjunto de equipamentos capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação.
Sistema de Comunicação
Constitui-se de um arranjo topológico interligando os vários equipamentos através de