redes capitulo 2
a) Crie, da forma mais simples, o protocolo da camada de transporte possível que levará os dados da aplicação para o processo desejado no computador-alvo. Suponha que o sistema operacional do computador-alvo determinou um número de porta de 4 bytes para cada processo de aplicação em execução. chamaremos este protocolo de NTP (Naíra Transport Protocol - Protocolo de Transporte Naíra).
i) do lado do emissor, o NTP aceita do processo emissor um bloco de dados que não exceda 1196 bytes, um endereço de host de destino e um número de porta de destino. ii) ele adiciona 4 bytes no cabeçalho para cada bloco e insere o número de porta do processo de destino neste cabeçalho. iii) então, ele dá então o endereço do host de destino e o segmento resultante para a camada de rede. iv) a camada de rede entrega, no host de destino, o segmento para o NTP.
v) o NTP, por fim, examina o número de porta no segmento, extrai os dados do mesmo e os repassa para o processo, identificado pelo número de porta.
b) Modifique esse protocolo de modo que ele forneça um "endereço de retorno" para o processo-alvo.
i) o segmento agora possuirá 2 campos no cabeçalho: um campo para a porta de origem e um campo para a porta de destino. ii) do lado do emissor, NTP aceita um bloco de dados não excedendo 1192 bytes, um endereço de host de destino, um número de porta de origem e um número de porta de destino. iii) O NTP cria um segmento que contém os dados da aplicação, o número da porta de origem e o número da porta de destino. iv) ele, então, dá o segmento e o endereço do host de destino para a