Redes atm
Michael Marlon dos Reis
Universidade de Itaúna - endereço da Instituição (se possível, tudo em uma única linha)
RESUMO ( Frame-relay e ATM: Essas novas tecnologias conseguem disponibilizar alto throughput, com alta velocidade, baixo retardo, preservando a eficiência da banda de trasmissão, e possibilitando o tráfego de dados de LAN, voz e imagem digitalizados pela rede de pacotes ou células. Existem, porém equipamentos que preservam os beneficios do X.25 com a alta performace de transmissão do Framy-relay e ATM, combinando o controle de erros do X.25 e utilizando o alto throughput, baixo retardo e economia de banda do Frame-relay e ATM. São equipamentos hídrigos que acoplam acessos X.25 de baixa velocidade, numa plataforma de alta capacidade baseada em frames e cells. A taxa de operação desses equipamentos pode se situar em torno de 100.000 frames por segundo ( capacidade de comutação).
PALAVRA CHAVE ( Frame-relay; ATM.
I. Introdução
O Frame Relay é um protocolo de acesso baseado no nível dois do modelo OSI, que usa conexões virtuais para transportar dados, usando encapsulamento HDLC, através de uma WAN (Wide-Area Network). Basicamente, pode-se dizer que a tecnologia Frame Relay fornece um meio para enviar informações através de uma rede de dados, dividindo essas informações em quadros ou pacotes.
Cada quadro carrega um endereço que é usado pelos equipamentos da rede para determinar o seu destino. A tecnologia Asynchronous Transfer Mode – ATM foi desenvolvida devido às tendências na àrea de redes. O parâmetro mais relevante é o grande número de serviços emergentes de comunicação com diferentes, algumas vezes desconhecidas, necessidades e características. Nesta era da informação, usuários requisitam cada vez mais um número grande de serviços. Dentre estes serviços que são esperados no futuro podemos citar alguns deles: High Definition TV – HDTV, vídeo conferência, transferência de dados com alta