REDEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL
Varzea Grande
2009
aluno
REDEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ciencia Politica.
Prof. Giane Albiazzetti
Varzea Grande
2009
Introdução
Essa pesquisa quer relatar um pouco sobre a história políticas do Brasil depois da Ditadura Militar, onde o país passa a ser democrático e governado por Presidente da Republica escolhido pelo povo através de voto direto. Também narra um pouco sobre os partidos políticos e sua importância, a criação a importância da filiação para o crescimento do país e para a cidadania. .
REDEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL
Historia da democracia no Brasil
A partir do governo Ernesto Geisel entre 1974 e 1979, a crise econômica do país e as dificuldades do regime militar agravaram-se. A alta do petróleo e das taxas de juros internacionais causa um desequilíbrio na economia do país e estimula o aumento da inflação, comprometendo assim o crescimento econômico, baseado em financiamentos externos. Mesmo com juros autos dos empréstimos e já com dívida externa alta, o governo não interrompe o ciclo de expansão econômica do começo dos anos 70 e mantém os programas oficiais e os incentivos aos projetos privados. Além disso, o desenvolvimento industrial é afetado aumentando o desemprego. Para obter apoio da sociedade, Geisel anuncia uma distensão lenta, gradual e segura do regime autoritário em direção à democracia. O processo de transição democrática é longo e ocorre com altos e baixos, avanços e recuos. Ainda em 1974, é permitida a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e o partido de oposição, o Movimento