Redemocratização do brasil
SERVIÇO SOCIAL
MARIA APARECIDA VIEIRA ROCHA
REDEMOCRATIZAÇÃO dO BRASIL
Itapetinga
2011
MARIA APARECIDA VIEIRA ROCHA
REDEMOCRATIZAÇÃO dO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ciências Políticas
Orientador: Profª. Gianne Albiazzetti
Itapetinga
2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................... 4
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................ 5
3 CONCLUSÃO..................................................................................... 8
REFERÊNCIAS..................................................................................... 9
1 INTRODUÇÂO
A democracia esta fundamentada em dois princípios essenciais , o voto e os partidos políticos, que são os símbolos da participação do povo na soberania do Estado. Portanto, podemos entender como Partido Político a divisão do povo de uma nação em vários agrupamentos, cada um deles possuindo seu próprio pensamento no que diz respeito à maneira como a Nação poderá ser governada.
A democracia é impossível sem os partidos políticos. O publicista inglês Mac Iver associa que sem o sistema partidário, os únicos métodos para chegar-se a uma mudança de governo vem a ser o golpe de Estado e a Revolução.
A democracia sempre esteve presente em nossa história, seja derrubando o Império e proclamando a República, seja com o início da Redemocratização, marcando o fim do Regime Militar. O período republicano começa com a derrubada do Império e a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, e se estende até hoje. Costuma ser dividido em cinco fases distintas: Primeira República ou República Velha, Era Vargas, Segunda República, Regime Militar e Redemocratização.
2 DESENVOLVIMENTO
A eleição de Tancredo Neves para a Presidência marca o fim do Regime Militar e o