Rede
Publicado em Dezembro 13, 2011
Ao longo dos tempos, a comunicação evoluiu paralelamente com a evolução do homem, desde os primórdios da sua existência, até aos dias de hoje.
As primeiras formas humanas eram quase isentas de um meio de comunicação, limitavam-se a imitar os sons que a natureza lhes transmitia, ouviam os sons dos animais (predadores e presas), o som da chuva, dos trovões e etc.).
Com a evolução deste, a forma de comunicar também evoluiu.A Humanidade teve a necessidade de se exprimir nas mais diversas formas (visual, gestual e verbal, apesar desta ultima, ser de uma forma muito rudimentar), começou a pintar cenários do seu quotidiano como pinturas de caça, começou a imitar os animais para possibilitar a distinção entre eles, começou a criar algumas palavras.
Com o aparecimento das primeiras civilizações, surgiram os primeiros códigos verbais. Com a criação destes, o homem evoluiu de outra forma, pois adquiriu a capacidade de emitir e receber mensagens num código comum, pôde partilhar conhecimentos na agricultura, passando pela matemática até a arte.
No entanto, estes conhecimentos não estavam ao dispor de qualquer membro ou classe da sociedade. Só uma parte muito restrita tinha acesso a estes. Na civilização grega, eram os escribas os únicos detentores destes códigos. Depois, com a difusão do cristianismo, apenas os membros do clero tinham acesso a estes, e mais tarde a nobreza e as classes mais abastadas, apenas do sexo Masculino.
Entre os séculos XVIII e XIX, no despoletar da revolução industrial, houve a necessidade de formar e educar a população, para a adaptação ás novas tecnologias tais como (a Ciência, a Medicina, a Engenharia e a Arquitectura).
Nos dias de hoje, é extremamente fácil ter acesso aos mais diversos meios de comunicação pois dispomos, de inúmeras formas de comunicação tais como (televisão, Rádio, Jornais, Revistas, Livros, telefone, Internet, redes Sociais) entre muitos