Rede
Introdução
O objetivo deste artigo é esclarecer os itens e procedimentos para a instalação de uma rede sem fio, com um exemplo de montagem de uma rede wireless.
Este documento tem fins meramente educativos e a implementação do que está escrito nele é por conta e risco do leitor.
Nota: Apesar deste documento se referir a um Access Point 3COM, os conceitos são gerais para redes sem fio. O que é específico de cada fabricante de equipamentos pode ser consultado no manual do fabricante.
Este manual deve ser consultado antes de se iniciar a configuração, para se ter base de onde está cada item no menu do equipamento.
É necessário também estar ciente das necessidades prévias de ajuste que cada equipamento tem, que pode variar de acordo com o fabricante.
Além disso, é recomendada a leitura sobre as influencias do uso de equipamentos wireless com relação aos demais equipamentos domésticos.
Portanto, leia o manual do fabricante entes de qualquer implementação.
1 Definições.
2 Tipos de dispositivos wireless
3 Placas de rede.
Uma placa de rede wireless segue o padrão IEEE 802.11. No mercado encontramos principalmente dois modelos, o modelo “b” e o modelo “g”, sendo a placa denominada 802.11b ou 802.11g.
As placas de rede 802.11g suportam o padrão 802.11b, visto que são mais atuais.
A principal diferença entre ambas está na velocidade suportada, sendo que o padrão 802.11b suporta até 11 Mbps e o padrão 802.11g suporta até 54 Mbps.
Algumas placas de rede wireless do padrão 802.11b poderão não suportar a criptografia WPA, porém isto será abordado em outro tópico.
Recomenda-se que, quando da aquisição de uma placa de rede wireless, que seja do padrão 802.11g.
1.1.2 Access Point (AP).
O Access Point está para uma rede sem fio como um HUB está para uma rede com fio.
Ele é o responsável por fazer o broadcast do sinal para as estações.
É comum também modelos que fazem a conexão com equipamentos de Internet