Rede urbana
“(SOUZA,2003,p.50) ”
A rede urbana pode ser analisada em regional-apenas dentro de um espaço pequeno, a nacional ligada a um conjunto maior ,a mundial.
Não se pode ver de formas simples, como um conjunto de cidades ligadas entre si, mas como um conjunto muito variado de pequenos centro, sem centralidade nenhuma à metrópoles com centralidades variadas. “(SOUZA,2003,p.51)
”
Depois do processo acima descrito, vão de atacadista, passando por vários setores, até chegar nos consumidores finais. Quanto maior e a distancia que leva para chegar o produto, maior se trona o seu preço pois todos tem que obter o lucro durante o processo.
“(SOUZA,2003,p.53)
”
A renda que poderia ser revertida para a manutenção do campo é gasta na cidade, cabendo muitas vezes aos funcionários reinvesti-la.
“(SOUZA,2003,p.53)
O que hoje se adquire no comércio local era produzido nas casas; não só o básico, mas também o excedente.
“(SOUZA,2003,p.54) ”
Mas isso não mostra superioridade da cidade sobre o campo. Na verdade, ele era autônomo tanto em cultura como em política.
Como, em meados do séc. XIX, o modo de produção capitalista inverteu os papéis, e o campo passou a precisar cada vez mais das cidades.
Alguns estudos recentes incluíram cidades que passaram a ser chamadas de metrópoles nacionais, surgindo assim alguns equívocos, “já algumas como São Paulo pode ser comsiderada além de global uma metrópole nacional”
“(SOUZA,2003,p.56) ”
“(SOUZA,2003,p.58) ...”
Essa cidades passam a ser, por um tempo “grande” pelo volume de gente que passa por ela. Mas com o passar do evento voltam a seu volume