rede urbana
RECENTE
A rede urbana pode ser definida como o conjunto de centros urbanos funcionalmente articulados entre si através dasrelações entre pessoas, mercadorias e informações em uma dada porção do território. Sendo assim, o estudo em tela tem o objetivo precípuo de contribuir com as discussões sobre a origem e os processos queresultaram na dinâmica recente da rede urbana do Brasil. Os resultados estão fundamentados em pesquisas bibliográficas relacionadas com o desenvolvimento da rede urbana nacional. Em um progressivoprocesso de criação e refuncionalização de novos centros, a rede urbana foi ampliando sua dimensão espacial e no alvorecer do século XXI apresenta uma organização complexa, cuja compreensão éfundamental para entendermos a sociedade brasileira e o seu território.
REDE URBANA, O QUE É?
Em termos genéricos a rede urbana pode ser definida como “o conjunto de centros urbanos funcionalmente articuladosentre si”. Portanto, a rede urbana é um tipo particular de rede, na qual os nós são os diversos núcleos urbanos e, as ligações que os conectam, são as várias relações e fluxos que circulam entreesses núcleos (pessoas, mercadorias, informações, capitais etc.). Esse tipo de rede, a rede urbana, é, como toda materialidade social, ao mesmo tempo, reflexo e condição da sociedade, construídahistoricamente pelo constante e inacabado processo de construção humana e que objetiva a integração de toda sociedade numa dada porção espacial, por meio de várias interações sociais.
Partindo desseprincípio, percebemos três fatores fundamentais para o estabelecimento de uma rede urbana:
Emprimeiro lugar, deve haver em uma dada porção do espaço, uma economia de mercado, com transações comerciaisenvolvendo a comercialização de bens produzidos localmente e externamente. Essa atividade requer certa divisão territorial do trabalho. Em segundo lugar, é necessário que haja, nesse mesmo espaço,