REDE SOCIAS NO NEGOCIO
Andréia Sudoski
Cláudio Lino
O Brasil ocupa a terceira posição em quantidade de usuários ativos na Internet, atrás apenas dos EUA e do Japão (Ibope Media 2013). Temos 94,2 milhões de brasileiros com acesso à internet e 97% dos usuários com presença nas redes sociais. Essas pessoas passam cerca de cinco horas por dia nas mídias sociais e fazem uso cada vez mais diversificado delas.
As redes sociais são plataformas de comunicação interativa que permitem ter contatos com pessoas que têm interesses comuns e usam esses canais para se expressar e compartilhar opiniões. Atualmente pelas redes sociais é possível mandar mensagens e fotos completamente de graça. Está é uma das formas mais fáceis e práticas de entrar em contato com o seu público-alvo: os clientes. Essas redes são formadas por pessoas que têm interesses comuns e usam esses canais para se expressar e compartilhar opiniões.
Não há futuro para a empresa que não busque formas de relacionamento nas redes. É preciso saber o que dizer ao consumidor para criar uma boa percepção da marca. Porém é preciso antes de tudo, saber como funcionam e como usar essas redes de forma correta para evitar desperdício de tempo, de investimento e de correr o risco de gerar uma imagem negativa com suas ações.
AS REDES SOCIAIS NAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS
As redes sociais como o Twitter e Facebook valem ouro. São ferramentas cada vez mais populares na internet e um fenômeno tão recorrente e forte que não pode passar despercebido pelas pequenas e médias empresas.
Em média, empresas que investiram em mídias sociais cresceram 18% em um ano, enquanto aquelas que investiram pouco nas redes tiveram queda de 6%, em média, em suas receitas no mesmo período. (Fonte: Altimer Group e Wetpaint). Investir nas redes sociais é uma forma prática e rápida de conquistar clientes e ampliar negócios com disseminação da marca e relacionamento com públicos diversificados.
As redes sociais