Rede - pon
Vantagens de PON:
Redes opticas pode ser usadas para fazer transmissões de longa distancia por exemplo: redes intermunicipais, nacionais e internacionais.
Sistema DWDM, que pode multiplexar canais em cada fibra, exemplo: 64 canais de 10GB/s = 640GB/s.
Um par de fios de cobre transporta até 6 chamadas telefônicas, um par de fibras ópticas pode transportar 2.500.000 chamadas telefônicas - 64 canais em 2,5GB/s
Imuni a interferência eletromagnética, Confiabilidade e Redução para <1% do peso.
As redes PON têm custo efetivo menor que as redes ponto-a-ponto no acesso óptico de ultima milha, porém isto significa muito mais do que custo atrativo. A rede PON é uma maneira de estender a fibra o mais perto possível do usuário final, gerar muitas outras ondas de demanda por serviços e atender demandas potenciais até então não viáveis tendo em vista sua necessidade por banda.
Alguns dos benefícios de uma rede PON incluem:
Provê acesso em fibra óptica com um custo de manutenção menor que o par metálico, permitindo às operadoras repassar está redução para suas margens operacionais e com isto reduzindo o custo para os seus usuários finais.
Transmite as informações em um único par de fibras para 64 elementos reduzindo em escala os custos de uma transmissão padrão ponto-a-ponto.
O uso da interface óptica é otimizada pela OLT porque uma única fibra óptica atende 64 localidades. Uma redução de 64 para 1 no número de interfaces utilizadas em relação ao tradicional ponto-a-ponto.
A alocação de banda para o usuário e feita remotamente, habilitando ao provedor de acesso o provisionamento rápido e fácil de seus serviços.
Mantém a arquitetura das redes dos usuários intacta. As ONUs convertem o tráfego óptico para os protocolos já existentes nas redes dos usuários (IP, Ethernet, SDH, etc), não havendo a necessidade de mudanças e/ou adaptações.
Reduz os pontos de falhas em relação aos sistemas ponto-a-ponto. As redes PONs