Rede Manchete de Televisão
Adolpho Bloch nasceu no dia 8 de Outubro de 1908, na Ucrânia. Sua família era de origem judaica e seu pai tipógrafo, tinha uma gráfica na cidade na cidade em que moravam. Na década de 20, em virtude da Revolução Russa, a Ucrânia foi alvo de várias manifestações políticas, que resultaram na formação da República Soviética dataram na formação da República Soviética da Ucrânia. Foi também um período de várias perseguições a grupo sociais, como os de origem judaica. Temendo essa perseguição, a família de Adolpho Bloch decidiu sair do país para se refugiar em outro local, Adolpho e sua família decidem se refugiar para o Brasil. Chegaram ao Rio de Janeiro em 1922. (VIEIRA, Renan 2009).
A família Bloch criou no Rio de Janeiro, a gráfica Joseph Bloch & Filhos. Os serviços inicialmente se restringem à impressão de folhetos, convites e mapas. Com o tempo, a gráfica cresce e passa a imprimir publicações editoriais de outros grupos de mídia, como revistas e suplementos (VIEIRA, Renan 2009).
Na década de 50 Adolpho Bloch, já considerado um empresário de sucesso no ramo gráfico, já tinha publicado títulos em outros segmentos editoriais, faltava mesmo um periódico que cobrisse os principais acontecimentos históricos do mundo, foi neste objetivo que nasceu a revista Manchete. Na primeira edição da revista já apresentou sucesso, esgotando nas bancas em três dias (OLIVEIRA, 2004).
O sucesso alcançado com a revista fez Adolpho Bloch fez os negócios crescerem, e montando assim a Bloch editora, que além da revista Manchete, lançou outras revistas como, Pais e Filhos, Ele e Ela e Mulher de Hoje. (VIEIRA, 2008).
Os investimentos em rádio e televisão ocorreram a partir da década de 80. Foi nessa época que Adolpho Bloch lançou as redes de rádio Manchete FM, com cinco emissoras no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e Recife) e Manchete AM (Rio de Janeiro). Já o projeto da Rede Manchete de televisão só se concretizou em 1983. (VIEIRA, 2008).
1.