Rede de farmacias
Numa análise quantitativa e qualitativa a recolha de informações que integra o estudo do mercado deve ser objecto de analise e permite ao empresário tomar decisões com o mínimo de risco sobre as características que os produtos ou serviços devem passar para serem bem aceites pelos consumidores.
A política de marketing que a empresa deve implementar para atingir eficazmente aqueles consumidores.
Os estudos de mercado permitem recolher informações que por sua vez permitem conhecer o ambiente ( Jurídico, politico, social, regulamentar, económico, cultural … ). Assim é possível adaptar os métodos de marketing operacional e de estratégia.
• Nivel operacional ( Marketing e anteprojetos ) maior
• Nivel Estratégico ( Análise Estratégica ) menor
Deste modo o estudo de mercado consiste em recolher e analisar um pequeno número de dados de base sobre as vendas de um produto e comporta algumas etapas.
Em regra quando uma empresa deseja medir e analisar um mercado no qual encara a hipótese de entrar, tem interesse em defini-lo de um modo amplo, incluindo não apenas os produtos directamente concorrentes dos seus, mas também os que sã susceptíveis de o constituírem, porque respondem as mesmas necessidades.
ABRANGÊNCIA DO ESTUDOS DE MERCADO
Estudo de mercado também deverá constituir um instrumento essencial que permita ao empresário estruturar a sa politica comercial nas vertentes da estratégia de marketing onde traduz na escolha de um ou vários cenários que corresponderão a binómios produtos – mercados ou serviços – mercados que garantam a partida, condições de competitividade a empresa.
Existem muitas técnicas para a execução de estudos de mercado analise da problemática, elaboração do caderno de encargos verificação do local da acção, recolha de informações, tratamento da informação, analise das informações e previsões.
As técnicas do marketing fundem-se sobre o estudo do comportamento do consumidor.
As matérias