Case rede de farmácias
introdução
Consegue uma empresa sobreviver em um mercado competitivo e altamente qualificado onde os clientes muitas vezes desejariam não ter que ir? Sim é a resposta que nos apresenta o Sr. Francisco Deusmar de Queirós, neste breve resumo nos apresenta sua trajetória e pontos importantes da história de suas farmácias bem como seus objetivos de expansão. O presente trabalho apresenta os fatores que levaram uma ideia a dar certo neste país chamado Brasil.
eSTUDO DE CASO “O rei das farmácias é da pague menos”
Com visão de negócios e sua intuição oportunista, Francisco Deusmar de Queirós empreendeu depois de uma base formada e experiência comercial, a rede de farmácias Pague Menos no inicio da década de 80, copiando o formato das “drugstores “americanas e adaptando ao contexto nacional sendo algo inovador no Brasil. Diferenciação frente à concorrência, oferecendo aos clientes a comodidade e praticidade do consumo eliminando a necessidade de um atendentes para simplesmente deslocar as mercadorias da gôndola para o cliente. O aumento de mix de produtos, incluindo doces e refrigerantes proporcionou uma flexibilização necessária para a estratégia da empresa de ter preços competitivos e menores que a concorrência, diminuindo as margens nos medicamentos e com isto atraindo a clientela e compensando nos itens de conveniência. Conforme Vasconcellos e Garcia (2006, p.38): “A procura depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor. São elas: o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo.”
Os clientes passaram a sentir-se em confortáveis em um ambiente mais acolhedor e dinâmico das farmácias e de forma a lembrarem da empresa no momento de aviar seus medicamentos. Ao