Rede De Computadores
Uma rede sem fio é uma infraestrutura das comunicações sem fio que permite a transmissão de dados e informações sem a necessidade do uso de cabos – sejam eles telefônicos, coaxiais ou óticos. Isso é possível graças ao uso, por exemplo, de equipamentos de radiofrequência (comunicações via ondas de rádio), de comunicações via infravermelho (como em dispositivos compatíveis com IrDA) etc. É conhecido também pelo anglicismo wireless network.
Essa infraestrutura tecnológica inclui desde o uso de transceptores de rádio (como walkie-talkies) até satélites artificais no espaço sideral. Seu uso mais comum é em redes de computadores, servindo como meio de acesso à internet através de locais remotos como um escritório, um bar, um aeroporto, um parque, em casa etc.
IEEE 802.16 O padrão 802.16, define a interface aérea Wireless MAN (WMAN) para as Redes de Área Metropolinas Wireless (MANs), ou como algumas pessoas preferem chamá-lo de loop local sem fio, definindo um protocolo do tipo ponto-para-multiponto. A finalização desse padrão proclama a chegada do Acesso Wireless de Banda Larga (BWA = Broadband Wireless Access) como um instrumento importante no esforço de conectar as residências e as corporações ao núcleo das redes de telecomunicações em todo o mundo.
Como está atualmente definido através do padrão 802.16, uma MAN wireless proporciona que prédios acessem a rede através de antenas externas com estações rádio base central. A MAN Wireless oferece também uma alternativa para redes de acessos de cabos, tais como links de fibras óticas, sistemas coaxiais utilizando cable modems, e links de acesso de banda larga (ADSL). Como os sistemas wireless de banda larga têm a capacidade de conectar grandes áreas geográficas sem a necessidade de se investir em uma infra-estrutura de alto custo, a tecnologia de WiMAX pode permitir implantações de BWA de menores custos e desta forma levar a conveniência da mobilidade e da banda larga para um grande número de pessoas.