Resenha O oriente Medio e o mundo arabe, Maria Yedda Linhares.
IDADE MÉDIA ORIENTAL
Camila Barbosa
LINHARES, Maria Yedda. O Oriente Médio e o mundo árabe. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1982.
Porto Alegre
2013
A obra O Oriente Médio e o mundo árabe foi escrita por Maria Yedda Linhares no ano de 1982. O livro é dividido em três capítulos, sendo eles: O Oriente Médio e o mundo árabe, A formação dos estados árabes contemporâneos e o mundo árabe sob o signo da mudança. Trata-se de uma obra com a fundamentação de analisar os motivos dos conflitos religiosos, políticos e étnicos que permeiam o Oriente Médio desde a Antiguidade. Por ser um livro de caráter introdutório limita-se a temática do Oriente Médio ao mundo árabe, porém em alguns momentos o amplia, incorporando países como Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia que geograficamente estão situados fora dos limites do Oriente Médio.
Logo na apresentação do texto a autora afirma as diferenças entre Oriente Médio e Mundo Árabe argumentando que são duas expressões que tendem a confundir-se no senso comum. Fala também sobre a imagem outorgada a estes pela imprensa que lhes atribui estereótipos de atraso e pobreza, além de preconceitos de ordem cultural. Deixa claro aqui, a sua ideologia ao escrever esta obra de atingir aquele leitor que pretende ir além da imprensa e realmente identificar as malhas existentes nesta construção histórica.
No primeiro dos capítulos, especifica-se a definição de Oriente como “uma área do globo terrestre de cerca de uma dezena de milhões de quilômetros quadrados e uma população em crescimento explosivo cujas cifras ultrapassam a marca dos 200 milhões de habitantes” (p.10), que na Antiguidade foi sede do surgimento de grandes civilizações e que ao longo de todos estes séculos foi local de passagem entre as rotas que ligavam Oriente e Ocidente, além de ter sido o berço das religiões monoteístas. A autora utiliza a sua argumentação de tal maneira que acaba instigando no leitor o questionamento sobre