Rede de computadores
Dispositivos de redes
Objetivos de aprendizagem
Identificar os dispositivos de redes.
Entender as funções de cada um dos dispositivos de rede.
Conhecer a melhor utilização de um tipo de dispositivo quando confrontado com problemas de conectividade. Seções de estudo
Seção 1
Hubs, repetidores e transceivers
Seção 2
Modems
Seção 3
NICs - Network Interface Cards
Seção 4
Bridges e Switches
Seção 5
Roteadores
Seção 6
Hosts
Seção 7
Máquinas virtuais
5
Universidade do Sul de Santa Catarina
Para início de estudo
Nesta unidade, você estuda os principais dispositivos envolvidos nas comunicações entre as máquinas. São muitos tipos, nomes e funções. Você verá que cada dispositivo pode ser associado a uma camada dos modelos de referência. Verá também que o modismo levou ao mau uso da denominação de switch. Devido a esse mau uso, quase todos os dispositivos atuais são denominados switch, embora sejam híbridos de bridges e routers, ou um superconjunto desses dois tipos.
Observe a Figura 5.1. Ela ilustra como alguns desses dispositivos ficam distribuídos em uma rede local básica. O switch está numa disposição onde pode ser substituído por uma bridge, ou hub.
Perceba que a sequência lógica da conectividade tem uma espécie de “simetria” quando analisamos o caminho entre a origem e o destino da informação, ou seja, se o sistema operacional do lado direito da figura está enviando informações para o sistema operacional do lado esquerdo, essa informação, dividida em pacotes, como estudado na unidade 3, passa pelo PC, pela interface de rede, pelo cabo, até chegar ao switch. Desde o switch começa o percurso inverso: cabo, placa de rede, PC e sistema de destino. Dessa forma, compreenda a relevância desse conhecimento quando se lida com dispositivos. Vamos ao estudo da unidade?
Concentre-se!
Para melhor compreensão, veja a tradução dos termos em inglês no glossário