redação
Com o crescimento populacional acelerado, consequentemente os danos na sociedade vão aumentando também. A marginalização e a violência são fatores que estão fortemente associados ao fácil acesso as drogas. Hoje, o número de pessoas que consideram o uso da maconha, por exemplo, normal, já é grande. Os jovens que são considerados os que tem mais acesso a essas drogas.
Como a fase da adolescência é marcada por vários conflitos pessoais em que os jovens se deparam, a probabilidade dessas drogas serem absorvidas, são maiores. Além das inúmeras perguntas sem resposta, problemas financeiros, conflitos com a família, a influência dos amigos ainda é a maior causa do grande uso de substâncias químicas. Há, inclusive, jovens que tem o consentimento dos pais sobre o uso de substâncias ilícitas, o que acaba dando mais espaço para que o mesmo, use cada vez mais.
Os meios de comunicação são constantemente atualizados quando diz respeito as drogas. Além de causar sérios danos a saúde, causa dependência e problemas psicológicos sérios. Os jovens que utilizam pode também ustentar o vício.
Descriminalizar, impedir o uso e a não legalização do uso de substância ilícitas, é um bom começo para que haja uma tentativa de equilíbrio na segurança e no desenvolvimento do país. Afinal, o crescimento do número de dependentes, está associado a violência. Com a ajuda do governo em investimento em instituições que acolham jovens dependentes químicos, seria também um grande passo para amenizar esse problema que vem atingindo cada vez mais famílias, e destruindo-as de maneira decadente.