redação
Disciplina: Regulamento Aduaneiro Professora: Elizabeth Marino
CARACTERÍSTICAS DO COMÉRCIO EXTERIOR - EXPORTAÇÃO
1. FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO
As formas são: Direta e Indireta
1.1 Comercialização Direta ( A maioria das grandes empresas trabalham desta forma)
A forma direta de comercializar é aquela em que o exportador conduz todo o processo de exportação, desde os primeiros contatos com o importador até a conclusão da operação de venda. (Nesta forma de comercialização eu tenho a negociação, a entrega do produto e a cobrança isso é feito diretamente entre o exportador e o importador “a empresa negocia diretamente com a empresa que está comprando”).
Nesse caso, o exportador cuida de todos os detalhes, desde a comercialização e entrega do produto até a cobrança, o que exige maior atenção administrativa, empenho de recursos humanos e de tempo.
Embora mais ambiciosa, essa modalidade pode ser a mais lucrativa e propiciar um maior crescimento no mercado internacional.
1.1.1 O Contato direto do exportador com o Importador:
Identificado o comprador estrangeiro - o que pode ser feito por meio de câmaras de comércio, consulados, embaixadas, participação em feiras e missões no exterior ou mesmo por iniciativa do importador - o próximo passo é a troca de correspondências para negociação das condições de venda: preço, forma de pagamento, prazo de entrega e responsabilidades de cada parte, dentre outros aspectos.
Essa modalidade requer do exportador um mínimo de conhecimento sobre a forma de se realizar uma exportação. É preciso, também, que o exportador estruture sua empresa para esta tarefa ou contrate os serviços de profissionais experientes na área.
1.1.2 Venda por Intermediário de Agente de Exportação ou Representante do Importador:
Nesse caso, a prospecção de mercado e o contato comercial são realizados por uma pessoa externa aos quadros da empresa exportadora, que promove ou comercializa seus produtos em troca de