redação
Análise SWOT e estratégias derivadas da SWOT cruzada.
Um dos primeiros passos e conceitos do Marketing Moderno é a construção da Matriz (ou análise, como preferir) SWOT. É algo simples, mas que requer ainda alguma atenção. Já a SWOT cruzada é algo mais complexo mas que também não é nenhum bicho de sete cabeças.
Bom, primeiramente vamos ao significado da sigla SWOT - Strengths (Forças) , Weaknesses(Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) . Se traduzir para o português, como podem notar, ficaria Análise FOFA, o que uma minoria usa, e o motivo acho que é bem claro.
A SWOT é construída a partir dos dados coletados com as análises tanto externas quanto internas.
Forças:
São os pontos fortes internos da empresa. Mais uma vez: vem de dentro dela. É no que ela pode investir, no que ela tem como arma e diferencial competitivo, no que ela deve se empenhar para que ajude-a a conquistar mais espaço no mercado e chegar a liderança ou se manter nela.
Fraquezas:
Também surgem da análise interna. São os pontos fracos que a empresa tem, que devem ser corrigidos e que podem gerar abertura para que a concorrência explore e supra as necessidades e desejos do consumidor que a empresa não consegue.
Oportunidades:
Esta vêm da análise externa, observando tendências, processos culturais, variações no mercado, na economia. São encontrados gaps que podem ser preenchidos ou podem alavancar ainda mais o negócio.
Ameaças:
Também vêm da análise externa. Deve-se observar mudanças que podem prejudicar o negócio, tanto no âmbito econômico quanto político, cultural, etc.
Mas, o que deve ser feito com estas informações?
Deve-se desenhar a matriz em si, citando em tópicos cada uma delas. Veja:
Com isso determinado, vou exemplificar rapidamente, com um case inventado por mim;
Imagine que você queira abrir um negócio: montar uma produtora de aplicativos exclusivamente educativos para o sistema operacional