Redação: O papel da mulher no século XXI
Olhando ao passado, podemos perceber que o papel social da mulher vem mudando muito. As mulheres estão mais confiantes e independentes, mas nem em todos os lugares do mundo. Há uma grande diferença entre o papel da mulher do século XXI no Ocidente e no Oriente.
No Ocidente, as mulheres exercem papéis cada vez mais diferentes do que os que exerciam no passado. Conquistaram seus direitos de voto, de liberdade para fazer o que quiserem com suas vidas e se mostram, muitas vezes, mais competentes que os homens em algumas funções que antes não as incluíam. Cada vez com mais frequência podemos ver que as mulheres ocupam posições importantes na sociedade; Presidência da República, cargos grandes nas empresas e posições que colocam-nas como figuras de grande respeito.
No Oriente já não é bem assim. Mais especificamente no Oriente Médio. Lá, muitas mulheres ainda sofrem grande preconceito só pelo fato de serem mulheres. Elas têm de cobrir seu corpo, ficando apenas com os olhos de fora, são completamente submissas aos homens e ainda têm um longo caminho pela frente para conquistarem seus direitos mínimos que qualquer ser humano DEVE ter. Na Índia, por exemplo, se o primogênito de um casal é uma menina, ela é jogada no lixo, pois o primogênito e herdeiro principal do pai tem que ser um homem. As mães, se não aceitam essa barbárie, não podem fazer nada a respeito disso, pois senão o marido pode tratá-la de uma forma ruim também.
É curioso como no mesmo mundo, onde no Ocidente as mulheres vêm conquistando cada vez mais êxitos e glórias em seu papel social, no Oriente ainda há mulheres que não têm direito ao mínimo necessário para viver bem consigo mesma. Talvez, se as autoridades e homens que rebaixam cada vez mais as mulheres do Oriente puderem enxergar que não é o sexo da pessoa que define se pode ter tal direito ou não, que não é o sexo da pessoa que define seu papel na sociedade, as coisas mudem e o mundo seja um lugar